quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conheça um pouco mais sobre os candidatos em links diferentes

Olá queridos eleitores!

Quero dizer a vocês que descobri um link super interessante da UOL que fala dos debates entre os candidatos a presidente e comenta também sobre os candidatos á outros cargos. Já coloquei ele no link que vocês podem ver ao lado sobre páginas interessantes da web sobre eleições. Assim que descobrir mais sites que podem trazer a vocês mais informações sobre os candidatos de cada cargo, para que você possa selecionar bem quem você vai votar.

Abraços.

O que é segundo turno, como funciona o voto em trânsito para presidente e o que siginificaquociente eleitoral.

Olá pessoal, estão aqui para tirar a seguinte dúvida: Que negócio é esse de segundo turno? Vamos ver o que o site UOL nos diz sobre o assunto:

No dia 3 de outubro, mais de 130 milhões de eleitores vão às urnas em todo o Brasil para votar no primeiro turno das eleições. Serão eleitos o presidente da República (e seu vice), os governadores dos Estados e do Distrito Federal (e seus vices), 54 senadores (dois em cada Unidade da Federação), deputados federais e estaduais (ou distritais). Caso as eleições majoritárias (para presidente e governador) não tenham um vencedor com mais de 50% dos votos, será realizado o segundo turno em 31 de outubro, com os dois candidatos mais votados no primeiro turno em cada eleição.

Mas se você tem a seguinte dúvida: Como funciona o voto em trânsito pra presidente? Confira o texto a seguir também retirado do site UOL:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, para as eleições de 2010, a possibilidade dos eleitores votarem fora de seus domicílios eleitorais, desde que somente para a escolha do presidente da República. Para isto, a pessoa deverá necessariamente estar, no dia da eleição, em uma das capitais do país. Além disso, o eleitor deverá se habilitar em qualquer cartório eleitoral entre 15 de julho e 15 de agosto, informando em qual cidade estará no dia da votação. Se a pessoa habilitada a votar em trânsito não estiver na cidade indicada para a votação, deverá justificar sua ausência.

E vocês sabem o que é quociente eleitoral? A UOL nos diz que:

O quociente eleitoral é o resultado da soma dos votos válidos (soma de todos os votos menos os nulos e brancos) dividido pelo número de vagas no Parlamento. É o quociente eleitoral que define os partidos ou coligações que têm direito a ocupar vagas, e quantas, na Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas ou Câmaras de Vereadores.

A partir do quociente eleitoral, é possível calcular o quociente partidário. Esse número é o número de cadeiras nos Parlamentos do partido ou coligação. O quociente partidário é obtido dividindo-se o número de votos válidos dado a um partido ou coligação pelo quociente eleitoral.

Caso todos os partidos ou coligações não preencham o total de vagas em um determinado Parlamento, é feito um cálculo de sobra dividindo-se o número de votos válidos dado a um partido ou coligação pelo número de vagas a que este tem direito + 1. A vaga em questão irá para o partido ou coligação que tiver maior média. Na eventualidade de existir mais de uma vaga a ser distribuída, o cálculo é feito novamente, já considerando-se a primeira vaga de sobra no cálculo anterior e assim por diante, até todas as vagas serem preenchidas.

Agora que você já sabe o que é segundo turno, quociente eleitoral e sabe como funciona o voto em trânsito para presidente, escolha bem os seus candidatos! Essa escolha pode valer o seu futuro.

Beijos!