quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Decisão do STF determina que eleitores só precisam levar um documento com foto para votar

Oi galera! Já estão prontos para votar? Só faltam 3 dias e hoje o STF decidiu que o título de eleitor não será necessário no dia da votação. Confira abaixo uma notícia sobre isto no site do Jornal Nacional:

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira, que os eleitores só vão precisar de um documento oficial com foto na hora de votar. O título de eleitor não será necessário.

O julgamento foi retomado com o voto do ministro Gilmar Mendes, que, na terça-feira, tinha pedido o adiamento da votação. O placar era de 7 a 0 à favor da apresentação apenas de um documento com foto para votar. Gilmar Mendes foi contra a maioria: “Me parece temerário adotar esse tipo de decisão em que estamos a três dias da eleição”, disse o ministro.

O presidente do Supremo, Cézar Peluso, também foi contra a mudança: “A decisão da maioria acabou, praticamente, de decretar a extinção, a abolição do titulo”, disse.

O resultado final foi 8 a 2 a favor da exigência de um só documento com foto. “Conciliou o direito com a vida, é isso mesmo a carteira de identidade vale mais que o titulo de eleitor”, disse o ministro do STF Carlos Ayres Britto.

Para votar vale: a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, identidade profissional emitida por entidade de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil. Não vale carteira de clube ou crachá do local de trabalho, e nem o título de eleitor, porque não tem foto.
“Só com titulo de eleitor não vota, é preciso que o eleitor venha ao local de votação com um documento oficial que tenha uma foto”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a nova regra vai facilitar o trabalho dos mesários e reduzir o tempo de votação de cada eleitor. Lewandowski disse também que a mudança vai permitir o voto de moradores dos municípios de Alagoas e Pernambuco, que perderam o título de eleitor nas enchentes.

Lá no site há também um vídeo de aproximadamente 2 minutos com a reportagem sobre esse assunto que passou hoje  no Jornal Nacional. Eu achei que isso foi até bom para os eleitores, pois os documentos permitidos são documentos básicos que sempre temos á mão, e assim diminuímos um pouco da burocracia que existe nas eleições.

E não esqueçam que hoje haverá um debate na Rede Globo logo depois da novela Passione com os principais candidatos á presidência: Dilma Roussef, José Serra, Marina Silva e Plínio Sampaio Arruda. É o último debate antes das eleições e é muito importante assistir, pois lá eles irão discutir sobre suas propostas para o Brasil e acredito que responderam algumas perguntas.

Assistam viu? Este debate pode mudar ou decidir para quem irá o seu voto. Abraços e bom debate para quem for assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem e informe suas dúvidas sobre as eleições.